sábado, 12 de abril de 2014

Assédio Moral No Trabalho


Por: Gabriel Bezerra

 Quero falar sobre um assunto que incomoda muitas pessoas, e principalmente os patrões, por falta de conhecimento ou educação pode se pagar muito caro.

Podendo ser classificado como violência moral no trabalho, é tão antiga quanto próprio trabalho.
O assédio moral é a intensidade, amplitude, e banalização do respeito das parte, que pode ser um excesso de humilhações, normalmente consiste em destratamento verbal entre ambas as partes gerando uma sensação de incomodo para quem é agredido e para quem presencia a agressão.
Apesar de vivermos em uma sociedade evoluída e avançada nos conceitos morais, ainda deixar a desejar o comportamento humano.
A violência moral era "sonegado", por falta de informação, os trabalhadores por anos e anos foram vitimas de tal agressão sem intender que por lei estavam sendo vitima de uma ato errôneo e injusto.
Com o passar do tempo os jornais, revista, propagando inclusive do próprio ministério do trabalho e demais mídias passaram a divulgar e relatar casos do gênero, logo que a classe trabalhista começou a perceber que existia lei pra determinado abuso passou-se a procurar direitos na justiça do trabalho.

o que é humilhação ?

É um sentimento de se ofendido, menosprezado, rebaixado, inferiorizado, submetido, constrangido e etc ..


E o que é assédio moral no trabalho?

É a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras,repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego.


Espero que agora você que não tinha um conhecimento sobre esse assunto agora não deixe de ser resguarda, isso falo tanto para o empregado quanto para o  empregador.